José, um guerreiro vencedor (parte 2)

jose-vencedor-03

2º Parte: o que ele fez certo

A história bíblica de um vencedor.

Para vencermos precisamos seguir o plano de Deus para cada um de nós.

José do Egito é um exemplo bíblico de vitória, pois foi um homem que seguiu os planos de Deus e triunfou.

A primeira característica marcante de José era:

1) José era fiel a Deus (Deus era com José): O segredo mais importante que fazia com que José prosperasse onde quer que fosse era o fato de que o Senhor era com ele. (Gênesis 39:2 e 23)

José soube ser humilde, sabendo que o dom de interpretar os sonhos e a sabedoria não eram dele e sim uma dádiva pertencente a Deus entregue em suas mãos.

José passava por um terrível deserto em sua vida (deserto da real), mas mesmo assim não perdeu a posição de príncipe de Deus. Mesmo sendo humilhado no Egito, José mantinha a sua pureza pessoal, honrando a Deus e trazendo bênçãos para os homens.

Da mesma forma Deus está com você, apesar de todos os contratempos. Não importa o que as pessoas vejam, pensem ou digam sobre você.

Qual é o segredo para Deus ser com você? Estar com Jesus, ou seja, andar de acordo com a Palavra fazendo aquilo que ela vai lhe orientando: perdoar, sair do vício, não ter medo, não temer a má notícia, só falar o que é útil, necessário e verdadeiro, e assim por diante… Deus falou, faça sem demora!

Quando a obra de Deus é feita, tudo muda e o sucesso de Deus vem para você!

José seguiu isso à risca e venceu.

COMO LIDAR COM O SILÊNCIO DE DEUS?

Enquanto o silêncio de Deus perdurar, você precisará encher sua mente com bons pensamentos. Ora, há pessoas que em face aos desafios deste mundo moderno povoam a mente com pensamentos catastróficos, desesperadores, banhados em toda sorte de medos, tragédias e expectativas ruins.

Ninguém precisa ser um especialista no comportamento humano para saber que uma pessoa assim, cedo ou tarde, se tornará refém de todo tipo de fobias e síndromes deste mundo. É por isso que a bíblia afirma: “Portanto, amados irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso que ocupe o vosso pensamento.” Fp 4:8.

Gostemos ou não, a verdade é essa: O que domina os pensamentos do homem, inevitavelmente determina aonde ele chegará! Você acha que José não passou por crises emocionais (Gn 37) e espirituais durante o silêncio de Deus? Por anos José ficou preso injustamente numa cadeia egípcia. Como ele sobreviveu? Como não perdeu a sanidade e a fé?

O segredo de José é que entre uma crise e outra, ele trazia à mente os SONHOS DE DEUS. Foi isso que o manteve vivo e cheio de esperança. Um dia a porta da cadeia se abriu. José foi levado à presença de Faraó e ao interpretar-lhe o sonho foi elevado à posição de governador naquele mesmo dia.

Veja o que Deus fez: Num só dia, Deus mudou a história de José. De manhã, José era um prisioneiro barbudo, à noite, ele era Governador do Egito!

2) Perseverou: Aconteça o que acontecer não desista do plano divino traçado para você, não se revolte e nem perca o temor a Deus.

Agora essa era a vida de José: escravo em terra estrangeira, mas mesmo aquela dura situação não foi capaz de acabar com o seu desejo de ser grande, plantado em seu coração por Deus.

Viemos para estar por cima e não por baixo, se você anda por baixo, aconteceu, passou, sua vida é daqui para frente, nada de ficar olhando para o passado e muito menos com amargura.

Esse jovem manteve o temor a Deus, nunca desistiu e tampouco se revoltou contra Deus. Em vez de ficar perguntado: “Por que tudo isso, meu Deus”; “Por que é que eu estou sofrendo tanto, Senhor” ele ocupou o seu tempo crendo no plano de Deus para ele.

Esforçar-nos, com ânimo e determinação pela realização de nossos sonhos é saudável e gratificante.

3) Não murmurou: Não perca tempo murmurando, aconteça o que acontecer, continue confiando em Deus.

Mas logo surgiu uma nova provação para José, pois a mulher de Potifar se sentiu atraída por José, que realmente era muito atraente segundo a Bíblia (Gn 39:6), e o convidava insistentemente a manter relações sexuais com ela, cometer adultério com ela contra Potifar, mas José se manteve firme em seu compromisso com Potifar e principalmente em seu temor a Deus e fugiu da presença daquela mulher (Gn 39:6-10). Mas, diante de uma perversa conspiração contra José tramada por ela para incriminá-lo injustamente como se ele a tivesse assediado, ele foi aprisionado junto com os prisioneiros do rei (Gn 39:11:20). A Matrix mais uma vez tentou puxar José com força mas ele não cedeu, pagando um preço alto por isso; chegou ao cárcere por causa das mentiras apregoadas por ela e nem por isso se desviou ou se revoltou com a injustiça que foi feita contra ele; José nos deu aqui um grande exemplo, mesmo sendo ainda muito jovem, um adolescente, com certeza cheio de vida e na fase quando os hormônios masculinos produzem um forte desejo sexual, ele era tão temente a Deus que preferiu, mesmo diante de uma injusta punição, ir para a cadeia do que entristecer ao seu Deus com aquele pecado.

jose04

José também ficou esquecido durante dois anos pela pessoa a quem ele havia feito o bem; na prisão, Deus usou José para interpretar os sonhos do chefe dos copeiros e do chefe dos padeiros, que estavam na prisão com ele; concretização dos sonhos foi que, após ambos os oficiais terem sido reapresentados ao faraó, no dia do seu aniversário, o chefe dos copeiros foi restaurado à sua posição e o chefe dos padeiros foi enforcado (Gn 40:20). Mas, José, mesmo tendo pedido ao chefe dos copeiros para que, quando o mesmo tivesse retornado ao seu alto posto, intercedesse por ele junto ao faraó, pois estava sendo injustiçado, foi esquecido pelo chefe dos copeiros, ou seja, mais uma vez foi injustiçado (Gn 40:23), e mesmo assim não guardou rancor.

4) Ele trabalhava duro: Ao invés de murmurar, José aproveitava cada oportunidade para trabalhar e testemunhar. Enquanto morava com sua família, José era o melhor dos filhos, aquele em quem seu pai Jacó depositava sua confiança. Na casa de Potifar ele se destacou como o melhor escravo e o mais digno de confiança. No cárcere, idem. Se você quer ter uma vida vitoriosa, levante da cadeira e trabalhe!

Não se curve ao problema seguindo o caminho errado. Vale a pena ser fiel a Deus, pois o único que pode te proteger é o Senhor. Não perca tempo murmurando, aconteça o que acontecer, continue confiando em Deus.

Não perca o seu tempo com coisas inúteis ou conversas vãs se quiser que a porta de entrada do plano de Deus se abra.

5) Soube esperar: Existe um intervalo de tempo entre a revelação de Deus e a concretização da Sua promessa em nossas vidas.

Vemos a volta por cima que José deu relatada a partir de Gênesis 41:40 a 45 quando o faraó o fez o segundo homem mais importante do Egito.

Um ponto que chama a atenção é que isso não ocorreu de uma hora para outra: entre o sonho e a sua primeira vitória passaram-se mais de treze anos! José tinha em torno de 17 anos quando sonhou (Gênesis 37:2) e só se iniciou a concretização da meta divina aos 30 anos. (Gênesis 41:46)

Os propósitos de Deus para nós se cumprem, mas não existe passe de mágica para que isso ocorra e requer um período de tempo para que se concretizem.

Não se impaciente, siga firme e confiante, mantendo os seus olhos em Deus, no lugar onde estiver, pois Deus é com você.

José soube esperar, e o Senhor o exaltou e o tornou provedor de pão para um mundo necessitado.

jose05

Conclusão:

Você tem um sonho, todos nós os temos: prosperar nos negócios, livrar-se dos vícios,  talvez alguns queiram casar-se, ou ter o casamento restaurado, constituir uma família feliz, mas talvez não consegue realizá-los porque sempre há alguém ou algo contra o que lutar: o inimigo que usa as pessoas ao redor para matar, roubar e destruir. Nosso adversário tenta de todas as formas acabar conosco. Portanto precisamos ficar atentos e não permitir o avanço dessas investidas malignas.

Jesus veio para nos dar uma vida de verdade, ou seja, viver bem, saudáveis, felizes, realizados e não é só vida, é a vida abundante de Deus, aquela que merece ser vivida por cada um de nós: sem preocupação, sem medo do futuro!

Vida em Cristo é vida com abundância, isto é, somos muito bem supridos de tudo e até as sobras são muito grandes! Como servos de Deus, não poucas vezes passamos por humilhações, escárnios, porém da mesma maneira que Deus exaltou a José na terra do Egito, Deus pode nos exaltar neste mundo em que vivemos, se permanecermos fiéis a Ele, perseverarmos, trabalharmos duro, e soubermos esperar, assim como fez com José. Continue andando com Deus, paute a sua vida na Palavra e será próspero e bem sucedido em tudo o que fizer!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s