[Falácia] Jesus = Hórus UMA OVA!!!

falacia-jesus-versus-horus

Por Major_Lobo_Honrado » 17 Nov 2012, 08:26

Esse tópico foi feito para responder os desavisados que de vez em quando apareciam no fórum Mundo Realista citando aquele documentário Zeitgeist:


O problema é que as alegações de Jesus = Horus, são totalmente infundadas (normalmente advindas do “documentário” zeitgeist e similares). Não existe uma fonte egípcia séria que corrobore isso, quanto mais um historiador que não tenha sido devidamente refutado.

Zeitgeist refutado em 7 minutos!
https://www.youtube.com/watch?v=a-2HBSfPZpU

Zeitgeist Refutado: O Espírito do Tempo.

Este filme refuta as seguintes alegações feitas no filme Zeitgeist: O Cristianismo copiou algo dos mitos pagãos? Jesus não é um homem histórico? O Cristianismo foi criado para controle social? A Bíblia é baseada em astrologia? A Bíblia foi plagiada? – Autores e fontes de Zeitgeist são expostos e comentados.

Dois artigos analisando profundamente as porcarias ditas no zeitgeist e afins:
http://www.respostasaoateismo.com/2011/ … rte-1.html
http://www.respostasaoateismo.com/2011/ … rte-2.html

Tem muita mentira nesses paralelos.

Isis, esposa de Osiris teve Hórus por meios sexuais que incluiam penetração, mesmo com seu marido morto.

Cadê a VIRGEM?

Começa bem errado não é?

Pois pode estender isso a muitas outras supostas virgens que foram mães, quando na verdade tiveram relações com os deuses aí.

Olha isso:

Ísis e Osíris eram irmãos gêmeos, que mantinham relações sexuais ainda no ventre da mãe e desta união nasceu o Hórus-mais-velho. No Egito, nesta época, era hábito entre os faraós e as divindades a celebração de núpcias entre irmãos, para não contaminar o sangue.

OPA, é essa a “VIRGEM”?

Quanta bobagem.

-Jesus não nasceu em dezembro
-Não existia a pratica religiosa chamada “Batismo” em 3000 A.C
-Não existia a pratica romana-cartaginense de execução-tortura da “Crucificação“ no Egito.

Díonísio não é filho de uma virgem, Hórus é concebido por um pai morto, mas sua mãe também não é virgem, e Krishna tem pai e mãe humanos, embora seja considerado uma reencarnação de Vishna. A semelhança com o hinduísmo está na trindade pai, filho e espírito santo. Não encontrei registros de crucificação, que não a de Jesus, e nem de reencarnação de dionísio, krishna e os outros. As semelhanças mais plausiveis com Cristo são do deus Mitra, que nasceu de uma virgem, no dia 25 de dezembro. O Deus era cultuado em Roma e só enfraqueceu depois da instituição do cristianismo. É por conta desse sincretismo com a religião pagã que as testemunhas de jeová não comemoram 25 de dezembro.

Não há uma lenda de hórus, mas várias. aliás há mais de um hórus na mitologia egípcia (tio e sobrinho). As semelhanças não são parte da original, aliás qual a fonte original da lenda de hórus, já que as escritas nas pirâmides se referem aos faraós, citando os deuses somente de passagem? Os signos do zodíaco são doze segundo que cultura? (na verdade são treze constelações). A morte de Jesus é voluntária e substitutiva a de hórus é bélica e involuntária. Jesus não nasceu em dezembro; Jesus ressuscitou para salvar, Hórus para matar ; A mãe de Jesus era, como ela mesma disse, “serva”, virgem e concebeu espiritualmente, sem relações sexuais; a mãe de hórus era esposa do Osíris e ja tinha relações sexuais “desde o ventre” pois foram gerados juntos e esta concebeu hórus tendo relações sexuais com o cadáver de Osíris. Hórus lutou e tornou-se rei do Egito terreno, Jesus disse: “o meu reino não é deste mundo”. Há relatos biográfico de Jesus em fontes históricas bíblicas e extrabiblícas, os relatos de hórus inexistem senão em fragmentos que só podem compor um todo exercitando a boa vontade de quem procura.

Uh-oh – eu detecto uma insinuação de “Zeitgeist”. O mito de Jesus na Bíblia, não devemos isso muito a Horus, mas certamente a uma posterior evolução teológica. A Trindade deve muito à várias tríades na religião egípcia, principalmente Amun, Mut e Khonsu. A noção de “menino Jesus” não decorre diretamente do Horus-Shed (o salvador), e as imagens de várias pequenas estelas “cippi” (devocionais de Hórus, o Salvador) mostrando o filho Horus atropelando cobras é muito sugestivo da imagens do filho da mulher, pisando na cabeça da serpente do Gênesis. É um link direto? Possivelmente não, mas confirma que tais conceitos eram familiares no momento na região. Ícones da haste (suposta) Virgem Maria com o Menino Jesus * diretamente * a partir de imagens semelhantes de Mut e Khnonsu, Isis e Hórus. Eles foram os primeiros produzidos em Alexandria, é claro. A chamada “cruz latina” (a cruz cristã agora) deriva do símbolo ankh egípcio, usado primeiramente como uma “cruzada” pelos cristãos coptas, e cooptados da religião egípcia. A cruz real de Jesus teria sido um T-bar, não uma cruz como temos hoje. Será que esse é um link “histórico” de Jesus com Hórus? Provavelmente não.

Horus NÃO foi crucificado, ele não teve 12 discípulos. Seu pai Osiris ressuscitou dentre os mortos, tipo, de modo que pode haver alguma ligação lá, apesar de ressurreições eram tão comuns como a sujeira em perto de religiões orientais.

Há, portanto, extensos empréstimos da teologia cristã da religião egípcia, mas uma ligação direta de Jesus com Horus não é muito precisa.

Desculpe, Bill.” (traduzido do inglês)

Ainda na Bíblia a grande luta do judaísmo era combater os falsos deuses que insistiam em se infiltrar da cultura judaica e desviar do Deus verdadeiro que lhes dera grandes provas de sua ajuda e sua existência a ponto de morar no meio deles. Assim foi no Egito, quando nas primeiras tentativas da libertação do povo Judeu escravizado em terras estrangeiras. Foi também um disputa entre deuses, quando Moisés teve que enfrentar os magos do rei, onde os cajados dos líderes se transformaram em serpentes, mais a de Moisés prevaleceu engolindo as duas outras serpentes. Também não foi diferente nas outras vezes, na Assíria e na Babilônia, em que a própria ciência arqueológica, tem comprovado através dos achados encontrados, hoje, nos Museus do mundo inteiro.

ZEITGEIST, UMA NOVA ROUPA PARA UMA VELHA MENTIRA

Zeitgeist (frase em alemão que significa “o espírito da época”) é o nome de um vídeo on-line (lançado em Junho de 2007) que está fazendo um grande impacto em seus telespectadores,ainda hoje, principalmente no Brasil. Neste vídeo, Peter Joseph, o escritor e diretor, tenta convencer seus telespectadores que os autores do Novo Testamento tomaram emprestada a idéia do nascimento virginal de Jesus, data de nascimento 25 dezembro, doze discípulos, os milagres, a crucificação e a ressurreição de fontes astrológicas e antigas religiões de mistério pagãs que existiam muito antes da época de Cristo. O vídeo vai ainda mais longe ao afirmar que Jesus nunca existiu. Pois bem, estas afirmações são tão ultrajantes que nós estamos contentes que você tenha tomado seu tempo para investigá-las, pois, como você verá em breve, há uma abundância de provas que Peter Joseph tem ignorado em suas reivindicações.

Abaixo você encontrará algumas das reivindicações no vídeo, seguido de respostas úteis e citações de estudiosos, historiadores, especialistas em religião do mundo, apologistas cristãos e outros, bem como links para artigos e livros que oferecem uma refutação muito mais completa de muitos dos erros na primeira parte do filme. (A segunda e terceira parte do filme lida com áreas fora do âmbito desta análise.)

ALEGAÇÃO 1: O relato da Ressurreição foi plagiado de fontes anteriores

RESPOSTA: Charlie Campbell, diz: “Muitas das acusações apresentadas no Zeitgeist baseiam-se em idéias ultrapassadas e refutadas que estavam em circulação no início do século passado. Aqui está um exemplo. Zeitgeist diz que Átis (uma deidade romana) foi crucificado, morto por três dias e depois ressuscitou. Esta alegação não é verdade para o relato mitológico. Na história mitológica, Átis foi infiel a sua amante deusa, e em um ataque de fúria, ela o enlouqueceu. Nessa loucura, Átis castrou a si mesmo e fugiu para a floresta onde sangrou até a morte. Conforme J. Gresham Machen observa, “O mito não contém nenhum relato de uma ressurreição, tudo o que Cibele [ a Grande deusa Mãe] consegue é que o corpo de Átis seja preservado, que seu cabelo continue a crescer e que seu dedo mínimo possa se mover.” As alegações de Zeitgeist que Átis foi crucificado e ressuscitado, não só estão erradas, mas são muito capciosas. E essa é apenas a ponta do iceberg. As alegações da ressurreição de Átis não são sequer mencionadas até depois de 150 dC, muito depois da época de Jesus.”

Dr. Norman Geisler, autor de mais de 70 livros, escreve: “O primeiro paralelo real de um deus morrendo e ressurgindo não aparece até 150 dC, mais de cem anos após a origem do cristianismo. Portanto, se houve alguma influência de uns sobre os outros, foi a influência dos eventos históricos do Novo Testamento [Ressurreição] na mitologia, não o inverso. O único relato conhecido da sobrevivência de um deus à morte que antecede o cristianismo é o culto do deus egípcio Osíris. Neste mito, Osíris é cortado em quatorze pedaços, espalhados por todo o Egito, em seguida, reagrupado e trazido de volta à vida pela deusa Isis. Contudo, Osíris não volta realmente à vida física, mas torna-se membro de um submundo sombrio. Isso é muito diferente do relato da ressurreição de Jesus, que foi gloriosamente ressuscitado como Príncipe da vida, que foi visto por outras pessoas na terra antes de sua ascensão ao céu […] mesmo que hajam mitos sobre a morte e ressurreição de deuses anteriores ao cristianismo, isso não significa que os escritores do Novo Testamento copiaram esses mitos. O programa de TV de ficção Star Trek ocorreu antes dos programas de ônibus espaciais dos EUA, mas isso não significa que os jornais sobre as missões do ônibus espacial são influenciadas por episódios de Star Trek” (Eu não tenho fé suficiente para ser ateu, 2004, p . 312).

Dr. Alister McGrath, professor de Teologia Histórica na Universidade de Oxford, diz: “Paralelos entre os mitos pagãos sobre morte e ressurgimento de deuses e as narrativas do Novo Testamento sobre a ressurreição de Jesus são consideradas remotas, para dizer o mínimo. Se alguém tomou emprestada qualquer idéia de alguém, aparentemente foram os gnósticos que tomaram as idéias cristãs. “(Intelectuais não precisam de Deus e Outros Mitos Modernos, 1993, p. 121).

Charlie Campbell diz, “Zeitgeist alega que Mitra, uma divindade persa mitológica, foi morto por três dias e depois ressuscitou. Eu não sou um estudioso sobre o mitraísmo antigo, mas em nenhum lugar da leitura que fiz sobre o tema, a morte de Mithra foi sequer discutida, muito menos a história contida no Zeitgeist sobre três dias em um túmulo e uma ressurreição. Edwin Yamauchi, um historiador diz: “Nós não sabemos nada sobre a morte de Mitra” (The Case for the Real Jesus, p. 172).”

Dr. Gary Habermas e Dr. JP Moreland escreve: “Nenhum caso claro de ensino sobre ressurreição aparece em qualquer texto pagão antes do final do século II dC, quase cem anos depois que o Novo Testamento foi escrito.” (Citado por Dan Story no Manual de Combate Cristão: Ajudas para Defender sua fé: Um Manual Prático para Apologética, 2007, p. 206).

Dr. William Lane Craig, diz: “Nós não encontramos quase nenhum vestígio de cultos de morte e ressurgimento de deuses na Palestina do primeiro século. Além disso, como observa Hans Grass, seria” impensável “em qualquer caso, que os discípulos originais viriam sinceramente a acreditar que Deus ressuscitou Jesus dos mortos apenas porque eles tinham ouvido falar sobre mitos de Osíris!” (Dr. William Lane Craig, “Resposta a Evan Fales: Sobre o túmulo vazio de Jesus”, 2001).

Dr. Ronald Nash, autor de muitos livros, incluindo “O Significado da História” e “O Evangelho e os Gregos: Será que o Novo Testamento tomou emprestado o pensamento pagão?” escreve: “Quais deuses de religiões de mistérios realmente experimentaram uma ressurreição dos mortos? Certamente nenhum texto recente refere-se a qualquer ressurreição de Átis. Tentativas de vincular o culto de Adonis com a ressurreição são igualmente fracas. Tampouco é o caso de uma ressurreição de Osíris válida em qualquer sentido. Depois que Isis reuniu os pedaços do corpo desmembrado de Osíris, ele se tornou “O Senhor do Submundo.” E, claro, nenhuma alegação pode ser feita que Mitra fosse um deus que morreu e ressurgiu. O estudioso francês André Boulanger conclui: “A concepção de que Deus morre e é ressuscitado a fim de levar seus fiéis para a vida eterna não é representado em nenhuma religião de mistério helenística. “(O Evangelho e os Gregos: Será que o Novo Testamento tomou emprestado o pensamento pagão?, p. 161-162)

H. Wayne House escreve: “Várias religiões de mistério existiram desde os primórdios na Grécia, no entanto, só após o primeiro século dC, que começamos a ter mais dados sobre elas. É mais provável, portanto, que as religiões de mistério, observando o sucesso do cristianismo ortodoxo, começou a imitar as suas crenças e práticas, e não o contrário. “(Citado por Dan Story no Manual do Combate Cristão: Ajuda para defender sua Fé: Um Manual Prático para Apologética, 2007, p. 207).

Dr. Ben Witherington, um eminente estudioso do Novo Testamento e autor de mais de 30 livros, escreve: “Aqui está o grande ponto: Joseph [o produtor de Zeitgeist] lê a história de Jesus comparando-a a essas outras histórias mitológicas, e em seguida, afirma -Shazam- a história de Jesus vem dessas outras histórias, que ele anacronicamente havia lido à luz da história de Jesus. Essa análise é ruim do ponto de vista histórico e religioso. Que eu saiba não há nenhuma história que data de antes da época de Jesus que tem a maioria dos elementos específicos enumerados no filme. Por exemplo, a história de uma concepção virginal, a crucificação, ou a ressurreição corporal de um filho divino de Deus. “(” O Zeitgeist do ‘Filme Zeitgeist’ “)

ALEGAÇÃO 2: O relato dos três reis foi plagiado

RESPOSTA: Charlie Campbell diz: “A alegação no filme Zeitgeist de que o cristianismo tomou emprestada a idéia de “três reis” de religiões antigas é ridícula. A Bíblia não sabe nada de “três reis” aparecendo depois do nascimento de Jesus. Três reis é uma idéia que aparece ocasionalmente em alguns cartões de natal, mas não na Bíblia. O Evangelho de Mateus simplesmente diz: “Agora, depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia nos dias do rei Herodes, magos do oriente chegaram a Jerusalém “(Mateus 2:1). Os magos eram conhecidos como os homens sábios, e não reis. Durante a Idade Média, lendas se desenvolveram sobre os magos serem reis, e que eles eram em número de três, mas isso é pura lenda, e não algo ensinado nas Escrituras. Os ataques enganosos do Zeitgeist sobre a credibilidade do relato do Evangelho só revela a sua falta de credibilidade quando se trata de pesquisa acadêmica.”

Joel McDurmon escreve, “Zeitgeist nos informa que os “três reis” são as três estrelas mais brilhantes no cinturão da constelação de Orion, que alinha com Sirius (a estrela no Oriente) para apontar para o local do nascer do sol (Nascimento do Sol) . O filme assegura-nos que: “Estas 3 estrelas brilhantes são chamadas hoje como eram chamados antigamente: Os Três Reis.” O mesmo velho dilema, no entanto nenhuma fonte, exceto seus autores do século XIX, nada antes de 1822 “. (Zeitgeist The Movie Exposed: Jesus é um mito astrológico?, P. 42).

ALEGAÇÃO 3: Jesus nunca existiu

RESPOSTA: Charlie Campbell diz que, “Para insistir que Jesus Cristo é um mito, que ele nunca existiu, como o filme Zeitgeist faz, é tolice. Além de vinte e sete documentos do Novo Testamento que atestam que Ele viveu, há trinta e nove fontes fora da Bíblia, escritas no prazo de 150 anos da vida de Jesus que o mencionam. Essas fontes incluem o Talmude, o historiador romano Tácito, a Didaqué, Flávio Josefo, Plínio, o Moço, Suetônio, os evangelhos gnósticos (por exemplo, o evangelho de Tomé), etc . Essas fontes extra-bíblicas revelam mais de 100 fatos sobre sua vida, ensino, morte e até mesmo ressurreição. A Enciclopédia Britânica, edição XV, dedica 20.000 palavras à pessoa de Jesus Cristo e nunca sugere que ele não existiu. Não se deixe enganar pelo Zeitgeist, “Porque muitos enganadores têm saído pelo mundo, aqueles que não reconhecem que Jesus Cristo veio na carne” (2 João 7). ”

Ben Witherington diz: “Ambos os historiadores judeus, como Flávio Josefo, e os romanos como Tácito e Suetônio são perfeitamente claros sobre a existência de Jesus, e Tácito nos diz que ele morreu na cruz, sendo executado sob Pilatos. Aparentemente, o Sr. Joseph [produtor do Zeitgeist] não pôde ao menos verificar este fato. Há mais prova histórica da existência de Jesus do que existe para a existência histórica de Júlio César, por exemplo. As únicas pessoas que duvidam da existência de Jesus de Nazaré são os que tanto odeiam o cristianismo e querem que ele desapareça, ou aqueles que não se preocuparam em fazer corretamente a sua lição de casa sobre história”. (“O Zeitgeist do ‘Filme Zeitgeist’”)

Para obter ajuda adicional sobre esta questão, leia: “Será que Jesus realmente existiu?” pelo Dr. Paul L. Maier ou “Antigas fontes não cristãs para a vida de Cristo”, pelo Dr. Gary Habermas

ALEGAÇÃO 4: A data 25 de Dezembro foi plagiada

RESPOSTA: Charlie Campbell diz, “Outra crítica lamentável no filme Zeitgeist é que os autores do Novo Testamento tomaram emprestada a data de 25 de dezembro para o nascimento de Jesus a partir de antigas fontes pagãs. Isso é ridículo. Será que os produtores do filme Zeitgeist ao menos leram o Novo Testamento? Onde no Novo Testamento nós lemos qualquer data associada com o nascimento de Jesus? Nada! Nós não temos nenhuma idéia de quando Jesus nasceu. A data de 25 de dezembro foi originada muito tempo após os evangelhos serem escritos. Edwin Yamauchi, um autor, professor, historiador de primeira e autoridade sobre o mundo dos primeiros cristãos, diz que só depois de cerca de 336 dC, que a data 25 de dezembro se tornou a data oficial para comemorar o nascimento de Jesus. A ausência absoluta de qualquer data nos documentos do Novo Testamento é suficiente para derrubar qualquer alegação do Zeitgeist; A opinião de Yamauchi sobre o assunto é outro prego no caixão”.

Dr. Ben Witherington diz: “A Bíblia não diz nada sobre a data ou a hora do nascimento de Jesus. A maioria dos estudiosos acham que foi na primavera, devido à descrição dos pastores estando nos campos com suas ovelhas. “(” O Zeitgeist do ‘Filme Zeitgeist’ “)

ALEGAÇÃO 5: O relato do nascimento virginal foi plagiado

RESPOSTA: Daniel B. Wallace escreve: “O nascimento virginal do deus pagão Dioniso é atestada apenas em fontes pós-cristãs […] vários séculos depois de Cristo.” (Reinventando Jesus, p. 242).

Edwin Yamauchi diz: “Não há nenhuma prova de um nascimento virginal para Dionísio. De acordo com a história, Zeus disfarçado como um humano apaixonou-se pela princesa Sêmele, filha de Cadmo, e ela engravidou. Hera, que era a rainha de Zeus, conseguiu que ela fosse queimada, mas Zeus resgatou o feto e costurou-o em sua própria coxa até Dioniso nascer. Portanto, este não é um nascimento de uma virgem em qualquer sentido.” (The Case for the Real Jesus, p. 180).

Edwin Yamauchi diz: “Apesar das reivindicações dos paralelos óbvios e profundos entre o cristianismo e o mitraísmo, quando se olha para as provas, um quadro totalmente diferente emerge. Primeiro, Mitra não foi pensado como nascido de uma virgem nos mitos mais antigos, pelo contrário, ele se levantou espontaneamente a partir de uma pedra em uma caverna. ” (Citado em Reinventando Jesus, p. 242). Lee Strobel acrescenta: “A menos que uma rocha seja considerada uma virgem, esse paralelo com Jesus se evapora.” (The Case for the Real Jesus, p. 171).

Charlie Campbell diz, “O nascimento virginal do Messias falado em Mateus e Lucas não foi inspirado a partir de religiões pagãs. Foi o cumprimento de uma profecia dada no livro do Antigo Testamento de Isaías (7:14) seis ou sete centenas de anos antes do nascimento de Jesus. Muitos comentaristas Bíblicos também acreditam que Gênesis 3:15 profetiza o nascimento virginal sendo que o Messias nasceria apenas da semente da mulher “.

Charlie Campbell diz, “O filme Zeitgeist diz que Krishna, uma encarnação do suposto deus hindu Vishnu, nasceu de uma virgem. Edwin Yamauchi diz:” Isso não é exato. Krishna nasceu de uma mãe que já tinha sete filhos anteriores, como até mesmo seus seguidores admitem. “(Citado por Lee Strobel em The Case for the Real Jesus, p. 182).

ALEGAÇÃO 6: O Tempo do nascimento de Jesus está ligada ao ciclo astrológico

RESPOSTA: Ben Witherington escreve: “Muito é desenvolvido pelo Sr. Joeph [produtor de Zeitgeist] sobre como em 1 dC uma nova era ou ciclo astrológico começa, após a era de Ram. Infelizmente para o Sr. Joseph, Jesus nasceu em algum lugar entre 2-6 aC Ele não nasceu em 1 dc. Como sabemos isso? Porque Jesus nasceu enquanto Herodes o Grande ainda era o rei da Terra Santa, e os registros são claros de que Herodes morreu cerca de 2 aC, logo Jesus tinha que ter nascido antes dessa data (ver meus artigos sobre estas questões no Dicionário de Jesus e os Evangelhos). Como, então, nós temos o nosso calendário moderno? Bem, foi definido por um cavalheiro chamado Dionísio, o pequeno […] que tinha muito tempo em suas mãos, e estimou a mudança da era para o momento que temos agora, com base na data que ele pensou que Jesus nasceu. Ele errou por quatro anos ou mais. De qualquer forma, o nascimento de Jesus ocorre antes da suposta virada de eras apontada no esquema astrológico apregoados pelo Sr. Joseph. O nascimento de Jesus certamente não ocorreu na era de Peixes ou o peixe. O símbolo do peixe vem no cristianismo a partir do valor da palavra grega ICHTHUS – em que cada letra refere-se a uma palavra, neste caso Insous, Christos, theos, uios e Soter: Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador. Seria bom se pelo menos ele pudesse acertar a parte da astrologia e dos símbolos, mas, infelizmente, ele não fez nem mesmo sua lição de casa sobre esses assuntos corretamente. “(” O Zeitgeist do ‘Filme Zeitgeist’ “)

ALEGAÇÃO 7: A história da vida de Jesus foi plagiada do Mitraísmo

RESPOSTA: Charlie Campbell escreve, “Zeitgeist alega que os acontecimentos que cercam a vida de Mithra foram roubados pelos autores do Novo Testamento. Estas afirmações não são confiáveis. Até a Enciclopédia Britânica admite que o mitraísmo (a religião associada a Mitra) não poderia ter influenciado os escritores do Evangelho. Ela afirma: “Há pouca atenção do deus persa [Mitra] no mundo romano até o começo do século 2, mas, a partir do ano 136 dC em diante, existem centenas de inscrições dedicatórias a Mitra. Esta renovação de interesse não é facilmente explicada. A hipótese mais plausível parece ser que o mitraísmo romano era praticamente uma nova criação, feita por um gênio religioso, que pode ter vivido 100 dc e que deu às velhas cerimônias tradicionais persas, uma nova interpretação platônica que permitiu ao Mitraísmo se tornar aceitável ao mundo romano” (Artigo: Mitraísmo edição, 2004). Os quatro evangelhos foram feitos bem antes do final do primeiro século. Se Mitraísmo nem sequer era conhecida no mundo romano no primeiro século, como a Enciclopédia Britânica diz, então é errado sugerir que os ensinamentos sobre Mitra influenciaram os escritores do Evangelho”.

Ron Nash escreve: “Alegações de uma dependência cristã sobre o mitraísmo foram rejeitadas por motivos vários. Mitraísmo não tinha noção da morte e ressurreição do seu deus e não há lugar para qualquer conceito de renascimento, pelo menos durante seus estágios iniciais. Durante as fases iniciais do culto, a noção de renascimento teria sido estranhas à sua perspectiva básica. Além disso, o mitraísmo era basicamente um culto militar. Portanto, deve-se desconfiar das sugestões de que ele foi atraente para as pessoas não militares como os primeiros cristãos “. (Cristianismo e o Mundo Helenístico, p. 144).

Ben Witherington escreve: “Nós realmente não temos fontes antigas sobre Mitra comparando ao que temos de Moisés e os israelitas. A maioria do que sabemos sobre Mitraísmo vem da era do NT e posterior. Não há nenhuma boa razão histórica para que o mitraísmo seja considerado a origem do judaísmo ou do cristianismo. “(” O Zeitgeist do ‘Filme Zeitgeist’ “)

O apóstolo Pedro escreveu: “Não seguimos estórias inteligentemente inventadas quando lhes contamos sobre o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, mas fomos testemunhas oculares da sua majestade. Pois ele recebeu honra e glória de Deus Pai quando a voz veio a Ele da Glória Majestosa, dizendo: “Este é o meu Filho, a quem eu amo, com ele eu me alegro.” Nós mesmos ouvimos esta voz que veio do céu quando estávamos com ele na montanha sagrada “(2 Pedro 1 :16-18).

ALEGAÇÃO 8: A história da crucificação foi plagiada

RESPOSTA: Dr. Edwin Bryant, é professor do hinduísmo na Rutgers University e um estudioso do hinduísmo. Ele traduziu o Bhagavata Purana (vida de Krishna) para a Peguine World Classics e é o autor de Krishna: A Sourcebook. Quando questionado sobre a alegação de que Krishna [um deus hindu] tinha sido crucificado, ele respondeu: “Isso é completo e absoluto absurdo. Não há absolutamente nenhuma menção em qualquer lugar que alude a uma crucificação”. Ele acrescentou que Krishna foi morto por uma flecha de um caçador que acidentalmente atirou no seu calcanhar. Ele morreu e subiu. Não foi uma ressurreição. (Citado em “A refutação do livro de Acharya S, A Conspiração de Cristo”, de Mike Licona. A Conspiração de Cristo é a fonte de muitas das reivindicações em Zeitgeist).

Edwin Yamauchi diz: “Todos estes mitos são repetitivos, representações simbólicas da morte e renascimento da vegetação. Estas não são figuras históricas, e nenhuma das suas mortes foram destinadas a proporcionar a salvação. No caso de Jesus, mesmo autoridades não-cristãs , como Josefo e Tácito, relatam que ele morreu sob Pôncio Pilatos, no reinado de Tibério. Os relatórios da sua ressurreição são bastante recentes e estão enraizados em relatos de testemunhas oculares. Eles têm o anel da realidade, não as qualidades etéreas do mito. ” (Citado por Lee Strobel em The Case for the Real Jesus, p. 178).

ALEGAÇÃO 9: A ideia para doze discípulos foi retirada das 12 constelações do zodíaco

RESPOSTA: Joel McDurmon escreve, “Zeitgeist prossegue afirmando que “provavelmente o mais óbvio de todo o simbolismo astrológico em torno de Jesus são os 12 discípulos” que, o filme afirma, são “as 12 constelações do Zodíaco, que Jesus, sendo o Sol, viaja em conjunto.” Por que alguém iria considerar esta “obviedade” como uma prova eu não sei, eu nunca havia ouvido isso até agora. Se fosse tão óbvio, seria de se esperar que ela fosse amplamente reivindicada. Além disso, o que torna esse simbolismo tão “óbvio”? A única semelhança entre os dois é o número doze, e esta semelhança pode ser encontrada em qualquer lugar. O mais “óbvio” destes lugares para qualquer pesquisador de verdade é o doze das doze tribos de Israel. Desde que Jesus estava cumprindo a Antiga Aliança e instituindo a Nova Aliança, Ele estava escolhendo os novas doze tribos. O próprio Jesus disse que os discípulos se sentariam como juízes sobre as doze tribos (Mt 19:28). Este é um paralelo histórico genuíno que é reforçado no livro de Apocalipse, quando esses dois “dozes” estão unidos na Nova Jerusalém (Ap 21:12-14). Por que buscar tais paralelos nas estrelas, quando a Bíblia é auto-consistente em seu simbolismo? A teologia bíblica não precisa de ajuda dos astrólogos que a desprezam. O filme ainda observa que “a Bíblia está repleta do número 12”, mas depois perde o impacto desse fato e conclui de forma arbitrária, “Este texto tem mais a ver com a astrologia do que qualquer outra coisa.” Se a Bíblia contém o número doze por toda parte, por que ir fora da Bíblia para interpretar o significado que “12 discípulos” pode ter? Fazendo isso, é revelado um desejo de impor um sentido não-bíblico a um texto bíblico.” (Zeitgeist The Movie Exposed: Is Jesus an Astrological Myth?, P. 56).

Dr. Ben Witherington diz: “E sobre a alegação de que os doze discípulos representam as 12 constelações do Zodíaco? Bem, mais uma vez, o Sr. Joseph [o produtor de Zeitgeist], não se preocupou em fazer sua lição de casa. Havia essa pequena entidade chamada 12 tribos de Israel, voltando a Jacó e seus 12 filhos. Essas histórias em Gênesis não são astrológicas em caráter algum, mas são explicações de origens históricas de um povo. Os 12 discípulos são escolhidos por Jesus, não porque Ele era astrólogo, mas porque Ele estava tentando reformar e, na verdade re-formar Israel. Os doze discípulos representam as 12 tribos de Israel, e você vai se lembrar que Jesus prometeu que, no Eschaton [Reino vindouro de Jesus] eles estarão sentados em 12 tronos para julgar as 12 tribos [ver Mateus 19:28]. Uma vez mais, este é um tipo de pensamento histórico e escatológico, não um tipo de pensamento astrológico, e a alegação de que a Bíblia tem mais a ver com a astrologia do que qualquer outra coisa, só pode ser chamada de um erro de categorização. Claramente, o Sr. Joseph não fez quaisquer trabalhos no estudo dos vários gêneros de literatura bíblica que ele poderia ter obtido a partir de qualquer introdução à Bíblia, mesmo aquelas escritas por agnósticos e céticos. “(” O Zeitgeist do ‘Zeitgeist Movie ‘ “)

ALEGAÇÃO 10: Hórus nasceu de uma virgem em 25 de dezembro, ressuscitado, etc.

RESPOSTA: Dr. Ben Witherington diz: “Infelizmente ele [Zeitgeist] entendeu a maior parte da história de Hórus errado. Ele alega que o mito diz que Hórus nasceu em 25 de dezembro, nascido de uma virgem, estrela do leste, adorado pelos reis, e foi professor de 12. Segundo sua afirmação, esta foi a forma original do mito em 3000 aC. Seria bom saber como o Sr. Joseph aprendeu isso, pois não temos quaisquer textos antigos egípcios que remontam tão longe nesta matéria. Além do mais, essa desinformação que ele dá no filme é refutada pela análise de numerosas das fontes adequadas. Outra vez, o Sr. Joseph não só é culpado de falsamente misturar várias religiões diferentes que se desenvolveram em grande parte a nível regional e independentemente uma da outra, ele também é culpado de falsificar algumas das reivindicações feitas nos mitos egípcios. Ironicamente, ele faz um desserviço a todas as religiões que ele discute. Eu poderia continuar escrevendo sobre os erros flagrantes em sua apresentação de Hórus, que não foi chamado o Cordeiro de Deus, e não foi crucificado e ressuscitado, mesmo no mito. A história de Hórus é, naturalmente, a história do renascimento do sol no leste, e é baseado nos ciclos da natureza, e não em qualquer tipo de reivindicações históricas, ao contrário da história de Jesus. A história de Hórus não inclui muitos dos elementos que Joseph alega existir . Ele deveria estar embaraçado por não fazer sua lição de casa corretamente, mesmo em egiptologia.” (” O Zeitgeist do ‘Filme Zeitgeist’ “)

Dr. Ben Witherington diz: “Não havia coisa alguma como o conceito da ressurreição do corpo na religião egípcia, e certamente, não de uma divindade mitológica. Não se acreditava que Horus tivesse um corpo humano. Às vezes comentaristas utilizarão o termo ressurreição para falar sobre uma vida futura em outro mundo, não um retorno do corpo a este mundo.” (” O Zeitgeist do ‘Filme Zeitgeist’ “)

ALEGAÇÃO 11: O símbolo da cruz foi roubado de uma cruz no zodíaco

RESPOSTA: Dr. Ben Witherington diz, “Sr. Joseph [produtor de Zeitgeist] acha que [a origem do símbolo da cruz] deriva da cruz no zodíaco imposta ao círculo dos 12 signos do Zodíaco. Há vários problemas com esta teoria. Antes de qualquer coisa, pense no mais básico padrão do zodíaco antigo que temos – por exemplo, no chão da sinagoga de Séforis. Judeus, como qualquer outro grupo de povos agrários, estavam interessados no clima e nas estações. Nós encontramos um padrão de cruz? O Sr. Joseph não fez nenhum trabalho histórico sobre antigos símbolos do Zodíaco, ele simplesmente acreditou no símbolo que ele observou a partir de várias de suas fontes obsoletas e imprecisas. A origem do símbolo da cruz obviamente deriva da prática romana da crucificação, não de algum suposto padrão astrológico. Jesus morreu em 30 dC em uma cruz fora de Jerusalém, uma vítima da injustiça dos romanos, como os próprios romanos admitiram. “(” O Zeitgeist do ‘Filme Zeitgeist’ “)

ALEGAÇÃO 12: As obras de Josefo são intencionalmente fradudulentas e, portanto, não são boas provas extra-bíblicas da existência de Jesus

RESPOSTA: Dr. Ben Witherington diz: “As obras de Josefo certamente não são fraudulentas. Como é típico do Sr. Joseph [produtor de Zeitgeist], ele já deve ter ouvido que provavelmente existem algumas interpolações cristãs nas edições posteriores de Josefo, uma vez que os cristãos amavam e usavam seu trabalho, mas todos os estudiosos de Josefo que eu conheço, e existem alguns bons (Greg Sterling e Steve Mason vêm à mente), são bastante claros que estas são verdadeiras obras de Flávio Josefo. O importante é que nenhum estudioso de Josefo, conhecido por mim, inclusive os judeus, acha que as passagens em suas obras sobre João Batista e Jesus são interpolações posteriores. “(” O Zeitgeist do ‘Filme Zeitgeist’ ” )

Louis Feldman, o proeminente estudioso de Josefo, que não é cristão, disse: “Meu palpite é que a relação entre os [estudantes] que de alguma maneira aceitam o testemunho [para aqueles que rejeitam tudo isso como uma interpolação] seria de pelo menos 3 a 1. Eu não ficaria surpreso se seria algo como 5 para 1. “(Em um e-mail para o estudioso do Novo Testamento Mike Licona)

ALEGAÇÃO 13: A estória do dilúvio de Noé é plagiada de outras fontes

RESPOSTA: Joel McDurmon escreve, “Zeitgeist nos diz que a história da Arca de Noé e do Dilúvio não é original: O conceito de um Grande Dilúvio é onipresente em todo o mundo antigo, com mais de 200 citações em diferentes períodos e tempos diferentes.” É bom ver a gangue do Zeitgeist finalmente se atualizando com estudiosos cristãos sobre um assunto. Estamos apontando o fenômeno mundial de histórias sobre enchentes por décadas, tentando fazer as pessoas perceberem que a inundação aconteceu realmente! Agora Zeitgeist vem e tenta usar este fato contra nós? Esses caras estão tão ansioso para encontrar paralelos que eles não pararam para pensar: às vezes paralelos podem realmente trabalhar em prol da Bíblia, não contra ela. Afinal, se houve realmente um dilúvio universal milhares de anos atrás, encontrar múltiplas tradições da mesma história em todo o mundo é exatamente o que devemos esperar. Isto é o que nós encontramos. Quase todas essas tradições que falam de uma inundação, recordam um dilúvio universal, em que apenas uma pequena parte da população foi salva. Alguns adicionam a construção de uma arca e salvação dos animais. Alguns recordam a arca repousando sobre uma montanha, alguns o envio das aves, etc. Isso apenas reforça que algumas lendas mais antigas, especialmente aquelas que permaneceram geograficamente mais próximas, poderiam simplesmente ter uma tradição semelhante à da Bíblia. Todos que tentam refutar a história de Noé e a Arca usam geralmente a Epopéia de Gilgamesh, mesmo ela não provando que a história bíblica não é autêntica. (Zeitgeist The Movie Exposed: Is Jesus an Astrological Myth?, p. 61-62). ”

Um resumo de sete argumentos contra a dependência do Cristianismo de religiões de mistérios, por Ron Nash:

(1) Os argumentos usados para “provar” a dependência cristã sobre os mistérios ilustram a falácia lógica de causa falsa. Esta falácia ocorre quando alguém argumenta que só porque duas coisas existem lado a lado, uma delas deve ter causado a outra. Como todos devem saber, a mera coincidência não prova nexo de causalidade. Nem semelhança prova dependência.

(2) Muitas das alegadas semelhanças entre o cristianismo e os mistérios ou são extremamente exageradas ou inventadas. Estudiosos geralmente descrevem os rituais pagãos em linguagem que eles tomaram emprestado do cristianismo. O uso descuidado da língua poderia levar alguém a falar de uma “santa ceia” no mitraísmo ou de um “batismo” no culto de Ísis. É um absurdo indesculpável tomar a palavra “salvador” com todas as conotações do Novo Testamento e aplicá-la a Osíris ou Attis, como se fossem deuses-salvadores, em qualquer sentido semelhante.

(3) A cronologia está toda errada. Quase todas as nossas fontes de informação sobre as religiões pagãs acusadas de ter influenciado o cristianismo primitivo são datadas muito tarde. Freqüentemente encontramos escritores que citam documentos escritos 300 anos depois de Paulo nos esforços para produzir as idéias que supostamente influenciaram Paulo. Temos de rejeitar a hipótese de que só porque um culto teve certa crença ou prática no terceiro ou quarto século depois de Cristo, por isso, tinha a mesma crença ou prática no primeiro século.

(4) Paulo jamais teria conscientemente tomado algo emprestado das religiões pagãs. Todas as nossas informações sobre ele faz com que seja altamente improvável que ele estava em algum sentido influenciada por fontes pagãs. Ele deu grande ênfase a sua rígida formação no judaísmo quando ainda era jovem (Fp 3:5). Ele advertiu aos colossenses contra o mesmo tipo de influência que os defensores do sincretismo cristão tem atribuído a ele, ou seja, deixando suas mentes serem capturadas por especulações estrangeiras (Cl 2:8).

(5) O cristianismo inicial era uma fé exclusivista. Como explica J. Machen, os cultos de mistério eram não-exclusivos. “Um homem poderia ser iniciado nos mistérios de Ísis ou Mitra, sem abrir mão das suas crenças anteriores, mas se fosse para ser recebido na Igreja, de acordo com a pregação de Paulo, ele deveria abandonar todos os outros salvadores, crendo apenas no Senhor Jesus Cristo. Em meio ao sincretismo prevalecente do mundo greco-romano, a religião de Paulo, como a religião de Israel permaneciam absolutamente independentes”. Esse exclusivismo cristão deveria ser um ponto de partida para qualquer reflexão sobre as possíveis relações entre o cristianismo e os seus concorrentes pagãos. Qualquer sugestão de sincretismo no Novo Testamento teria causado controvérsia imediata.

(6) Ao contrário dos mistérios, a religião de Paulo era fundamentada em fatos que realmente aconteceram na história. O misticismo dos cultos de mistério eram essencialmente não-históricos. Seus mitos eram dramas, ou imagens do que o iniciado passou, não acontecimentos históricos reais, como Paulo lembrava a morte e ressurreição de Cristo. A afirmação cristã de que a morte e a ressurreição de Cristo aconteceram a uma pessoa histórica em um determinado momento e local não tem absolutamente nenhum paralelo em qualquer religião de mistério pagã.

(7) Os poucos paralelos que ainda podem permanecer, podem refletir uma influência cristã sobre os sistemas pagãos. Como Bruce Metzger alegou, “não deve ser presumido sem crítica que os mistérios sempre influenciaram o cristianismo, pois não é só possível, como provável que em certos casos, a influência moveu-se na direção oposta.” Não deve ser surpresa que os líderes dos cultos que estavam sendo desafiados pelo cristianismo, tiveram que fazer algo para combater o desafio. Qual a melhor maneira de fazer isso do que oferecendo um substituto pagão? Tentativas pagãs de combater a crescente influência do cristianismo imitando-o são claramente observadas nas medidas instituídas por Juliano o Apóstata, que era o imperador romano do AD 361-363. (Extraído de seu artigo ” Was the New Testament Influenced by Pagan Religions “, que apareceu pela primeira vez no Christian Research Journal, Winter, 1994).

Artigos:

“Was the New Testament Influenced by Pagan Religions” by Ronald Nash

“The Zeitgeist of the ‘Zeitgeist Movie’” by Ben Witherington

“A Refutation of Acharya S’s book, The Christ Conspiracy“ by Mike Licona

[The Christ Conspiracy is the main source of information in Zeitgeist].

“Christianity, the Resurrection of Christ and the Mystery Religions” by Dr. John Ankerberg and Dr. John Weldon

“Was Christianity Borrowed from Mithraism?” by Dr. Norman Geisler

“Paul and the Mystery Religions” by Don Closson

“A Summary Critique: The Mythological Jesus Mysteries” by H. Wayne House

“Ancient Non-Christian Sources for the Life of Christ” by Gary Habermas

Fonte: http://www.alwaysbeready.com/index.php?option=com_content&view=article&id=124&Itemid=107

Extraído de: http://www.familiad2.com.br

Um comentário sobre “[Falácia] Jesus = Hórus UMA OVA!!!

Deixe um comentário