10 Maneiras Práticas de Ler a Bíblia

banner-ler-a-biblia

Se você é cristão e ama a palavra de Deus já deve ter percebido que nos dias de hoje não é tão fácil assim ter uma rotina de leitura bíblica. São muitos compromissos competindo pelo seu precioso tempo e isso acaba muitas vezes sacrificando esse compromisso tão importante de ter um contato diário com a Palavra de Deus. Os dias passam e você acaba não conseguindo ler a Bíblia Sagrada. E isso o deixa triste e desanimado.
 
Estas formas vão permitir que mesmo sem ter muito tempo livre você possa ler a Bíblia.
 
1. Leia a Bíblia a caminho do trabalho. Se você usa transporte coletivo, uma boa forma de aproveitar esse tempo de trajeto onde muitas vezes você acaba por não fazer nada é aproveitar para ler a Bíblia. Você pode comprar uma Bíblia de bolso ou mesmo instalar uma Bíblia no celular/smartfone e, enquanto está no caminho de ida ou de volta do trabalho, aproveitar para fazer a sua leitura. Apenas 15 minutos são necessários para ler 3 capítulos. Lendo essa quantidade de capítulos por dia em pouco mais de 1 ano você lê a Bíblia inteira.
 
2. Ouça a Bíblia de pé mesmo no transporte coletivo ou enquanto caminha até chegar ao trabalho. Se você tem dificuldades de achar um lugar para ir sentado no ônibus ou outro meio de transporte  ou mesmo tem de fazer uma pequena caminhada até chegar ao trabalho, talvez uma boa forma de ter contato com a Palavra de Deus seja aproveitar esse momento para usar uma Bíblia em áudio. Hoje já existem Bíblias narradas que facilitam muito a vida de quem tem o tempo apertado e você pode instalar no seu celular ou tablet.
 
3. Concentre as suas leituras nos seus dias de folga. Talvez você tenha uma rotina “daquelas” que não lhe permitam nem sequer de respirar durante o dia e talvez tenha ainda muitas outras atividades após o trabalho. A minha dica é concentrar as leituras nos seus períodos de folga. Ou seja, imagine que você possa separar no seu período de folga cerca de 1h e 30 minutos para dedicar a leitura da Bíblia. Esse tempo é suficiente para ler cerca de 18 capítulos da Bíblia. É melhor do que nada, não é? Fazendo assim, em cerca de 1 ano e meio você lê a Bíblia inteira. Viu como é possível?
 
4. Aproveite a sua hora do almoço. Todo trabalhador tem um horário de almoço. Sendo assim, porque não aproveitar 15 minutinhos desse horário para ler a Bíblia? Almoce com tranquilidade e em vez de dormir ou fazer outra atividade recreativa, busque a Deus lendo a palavra. Essa é uma excelente forma de relaxar e dar uma pausa na sua rotina tão acelerada, aliviando o stress. Nesse tempo você lê pelo menos 3 capítulos da Bíblia.
 
5. Aproveite a hora de folga. Muita gente tem pequenas folgas durante o dia para descontrair da jornada de trabalho, esticar as pernas, etc. Se você aproveita essas pequenas folgas e lê, por exemplo, 1 capítulo da Bíblia que seja, já estará a lucrar. Se você tiver uma “hora do intervalo” de manhã e uma à tarde, já dá pra ler pelo menos 2 capítulos da Bíblia. Some isso todos os dias e mais as leituras que pode fazer nos seus dias de folga e verá que avançará muito no conhecimento da Palavra de Deus!
 
6. Durma 30 minutos mais cedo e acorde 30 minutos mais cedo.Que tal organizar a sua hora de dormir de forma que você acorde um pouquinho mais cedo para ler a Palavra de Deus? Imagine que você acorde 30 minutos mais cedo do que está acostumado. Nos primeiros 15 minutos você se arruma para o trabalho ou para o seu compromisso de todos os dias, e nos outros 15 minutos lê 3 capítulos da Bíblia. Em pouco mais de 1 ano você terá um grande conhecimento da Palavra de Deus. Basta querer!
 
7. Aproveite bem os sábados, domingo e feriados. Às vezes usamos muito pouco os dias em que estamos em casa para dedicar ao Senhor. Isso porque acabamos por ficar muito focados no nosso entretenimento. Busque organizar-se para ler a Bíblia nesses dias. Num ano temos 52 sábados e 52 domingos fora os feriados. Se você ler pelo menos 5 capítulos aos domingos, lerá 260 capítulos num ano. Já é alguma boa coisa, não é? Bem melhor do que não ler nada e dar a desculpa de que não tem tempo. Se você folga ao sábado e domingo esse número pode atingir os 520 capítulos lidos num ano apenas usando cerca de 25 minutos dos seus sábados e domingos, sem contar os feriados!
 
8. Leia a Bíblia nas filas. O Brasil, e outros países, são conhecidos como o país das filas. Temos de enfrentar filas para tudo nesses países. Porque não andar com uma Bíblia de bolso ou mesmo uma Bíblia no celular com texto ou mesmo com áudio para aproveitar aquele tempo “perdido” que ficamos nas filas de ônibus ou outros; banco, serviços de saúde, etc.? Se você lê ao menos 1 capítulo enquanto está numa fila já estará somando muito no seu crescimento espiritual.
 
9. Troque 15 minutos de TV ou de Internet por 15 minutos de leitura bíblica. Hoje é bem comum usarmos um pouco do nosso tempo de relaxamento para assistir TV ou mesmo para navegar na Internet. Isso é agradável e realmente alivia um pouco o stress do dia-a-dia. A proposta aqui não é tirar anular esse tempo, mas se você pegar 15 minutos dele e usar para ler a Bíblia. Serão 3 capítulos a mais todos os dias e um saldo muito positivo na sua vida cristã com mais conhecimento da Palavra de Deus. Dá para começar hoje mesmo!
 
10. Tem o tempo muito apertado? Use o banheiro. Se você já leu as dicas anteriores e não conseguiu muitas soluções porque o seu estilo de vida é “muito louco”, não desanime, antes, seja criativo. Existem coisas na vida que temos de fazer. Mesmo o homem mais ocupado terá de ir ao banheiro quando a vontade apertar. Em vez de levar aquele jornal ou revista para o banheiro, leve a sua Bíblia. Algumas pessoas vão achar isso estranho, mas com higiene aquelas pessoas muito atarefadas poderão ler de 2 a 3 capítulos da Bíblia por dia usando as suas idas ao banheiro. Fazer isso não é feio nem anti-higiênico, feio é não termos contato com a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
 
Conclusão
 
O propósito deste post é mostrar que não podemos dar a desculpa de que não temos tempo para ler a Bíblia. Com criatividade você consegue driblar as correrias do dia-a-dia e inserir a importância da leitura da Palavra de Deus na sua vida. O único impedimento que temos é não termos vontade. Havendo vontade todos conseguem incluir essa leitura tão importante nas suas vidas.
 
Leia a Bíblia:
Se você é cristão, porque é o seu livro.
Se você é ateu, para saber o que fala.
Se você é erudito, para ser erudito de verdade.
Se você é um artista, porque ela faz parte da literatura mundial e tem muita poesia, histórias e mitos.
Se você só ouviu falar dela, para saber com seu próprios olhos.
 
Plano para ler a Bíblia em um ano:
plano-de-leitura-biblica-em-um-ano
Dobre os esforços e leia em 1/2.
Faça como achar melhor mas leia.
Leia a Bíblia e compartilhe esta ideia.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s